O pesadelo digital

Direto eu sonho me encontrando com um artista famoso, trocando a maior ideia, e quando chega a hora de registrar o momento minha máquina fotográfica falha. Assim, sem mais nem menos, no clímax da história, emperra o botão. Ontem mesmo me encontrei com a “Morena” de Salve Jorge (em sonho, que fique bemmmm claro), fui tirar uma foto e a máquina me deixou na mão. HaHaHa. Quem me conhece deve estar pensando: este é o seu maior pesadelo? Confesso que sim.

E olha que eu não tiro foto para poder postar, divulgar nas redes sociais, nem para contar vantagem como aquela velha história que o feioso tá saindo com uma gata e se ele não poder contar pros amigos o que ele está ganhando? Não é bem isso. Para mim, a foto é a recordação mais palpável de um momento que nunca quero esquecer, é o meu tesouro, o que eu salvaria se a casa estivesse pegando fogo.

Hoje sonhei que eu voltava a ter 8 anos. Estava tirando fotos com a máquina do meu pai (aquela de filme de rolo) e eu falava com minha irmã: – Não rasga esta foto. Custou caro para revelar. Só porque você piscou o olho? Como a gente podia saber…

Vocês se lembram desta época? A impressão que tenho é que apesar de termos evoluído muito em relação a tecnologia, o momento passou a ser algo descartável. Se não ficou bom, você tira outra foto, até ficar ao gosto do cliente ou artificial demais. São poses, caras e bocas sem contexto que ficam guardadas em um cartão de memória ou acabam se perdendo entre os milhares arquivos do computador.

No programa de domingo “Esquenta”, a Regina Casé comentou que acha um absurdo ver foto de privada entupida no instagram. Porque quando você recebe uma visita na sua casa, não convida ela para ir ao banheiro olhar uma privada. No máximo, mostra um vaso que acabou de florir.

E tem mais, você não chama a sua tia vó para ir até o computador ver as 25 fotos repetidas do seu rosto em diferentes ângulos, não é mesmo?

Sinto saudades dos álbuns pesados em que a espontaneidade e a luz capturavam o belo em uma folha de papel. Pura poesia.

Imagem

Deixe um comentário

