Fisio

Para sarar a lombalgia, dor ocasionada pela hiperlordose na coluna, é recomendado 10 sessões de fisioterapia. Tenho uma prima fisioterapeuta, um dia ela foi fazer uma visita a minha mãe lá em Goiânia e eu contei que não conseguia virar o pescoço para direita na hora de dormir. Bastou ela fazer 3 exercícios comigo, em casa mesmo, que passei a mexer o pescoço para o lado que eu quisesse. Isso faz 10 anos. Moral da história: eu acredito em fisioterapeutas. Não posso dizer o mesmo de acunputuristas, mas não vem ao caso agora.

Depois de descobrir por meio de um ortopedista o motivo das minhas fortes dores nas costas, hoje fui na primeira sessão de fisio. A Doutora me colocou em uma maca e ligou 2 placas de metal nas minhas costas a um aparelho que ela chamou de anestésico. O engraçado foi quando ela disse que se esquentasse muito estava errado, era para eu gritar quem tivesse mais próximo porque poderia me queimar. Tirando isto, foram a meia hora mais gostosas da minha vida. Não senti calor, não senti nada. Apenas relaxei e dormi. A parte chata é ter que acordar às 6h da manhã. Eu fico bodada o dia inteiro.

Não dá para concluir nada na primeira sessão, ainda faltam nove. Mas já trouxe algumas dicas  para você que está sentindo aquela dorzinha incomoda nas costas.

  • Compressa de água quente. Isso mesmo, aquela igual a da vovó (prefira as que não seja em gel, porque aí você pode esquentar tranquilamente no microondas). Coloque por 20 minutos no local da dor (em cima de um paninho para não queimar sua pele, ok?), se possível, 3 vezes ao dia.
  • De olho na postura. Se você passa o dia todo sentado, o tronco (região lombar) deve ficar apoiado no encosto da cadeira, mantendo um ângulo de 100 graus em relação à posição das coxas. O ângulo formado pelos braços com os antebraços deve ser de 90 graus e os punhos devem ser mantidos apoiados sobre a mesa, na mesma linha dos antebraços. Pés apoiados sobre o piso ou em um suporte próprio (como uma pequena caixa de madeira ou lista telefônica) se você for baixinha. E por fim, mantenha os joelhos em nível um pouco acima da articulação dos quadris.
  • Em pé, use um sapato fechado, com salto de base larga, leve e com altura de 4 cm no máximo. 

Não vou incentivar a automedicação, mas estou tomando Xefro e Mionevrix. Dorflex tava fraquinho demais.

Imagem

Deixe um comentário

