Dica para o final de semana: Oktoberfest em São Paulo

Começa hoje a primeira Oktoberfest de São Paulo. Sim, eu sei que já estamos no final de novembro. Mas é como carnaval fora de época. Nunca é demais celebrar a tradição e cultura Alemã em três dias de Festival com muito entretenimento, espetáculos de danças típicas, grupos musicais, shows vindos da Baviera, gastronomia e uma homenagem a Berlin.

Atualmente, a Oktoberfest de Blumenau é considerada a maior festa Alemã das Américas. No entanto, não é a única cidade catarinense que celebra uma grande festa no mês de outubro. Cidades como Brusque (Fenarreco), Timbó (Festa do Imigrante), Jaraguá do Sul (Schützenfest), Itapiranga (que a foi a primeira a realizar a Oktoberfest), Itajaí (Marejada, festa de origem portuguesa, com destaque para frutos do mar e pescado), Santa Rosa e muitas outras, também comemoram.

Em São Paulo acontecem várias festas que remetem a atmosfera da Oktoberfest. Em outubro do ano passado, fui em uma no bairro do Brooklin (nas ruas Joaquim Nabuco e Barão do Triunfo). Foi um dia bastante animado, com várias barracas de comidas e bebidas típicas na rua. Mais de 80 mil pessoas compareceram no final de semana. Mas nada comparado com a de Santa Cruz do Sul, realizada desde 1984, reunindo cerca de 450 mil pessoas a cada edição.

Tá, mas vocês vão me perguntar: vale a pena pagar 120 reais ou 60 (meia) para conhecer a Oktoberfest? Realmente não sei te responder. Ontem eu estava no Athenas (o melhor bar/restaurante da Augusta) com meu marido e minha amiga Taís e passaram uns promoters divulgando o evento. Um deles, todo caracterizado, bem alemãozão sugeriu: Quem gritar Ein Proust primeiro, ganha um ingresso para ir ao primeiro dia do evento. Eu e a Tatá não gritamos, nós berramos. E todos ganharam um ingresso com direito a um copo de chopp na entrada.

Segunda eu conto para vocês como foi a minha experiência. Como morei 8 meses na Alemanha e nunca participei de nenhum Oktoberfest, devo dizer que estou realmente empolgada para conhecer.

ImagemImagem

Deixe um comentário

