O começo de uma nova vida – Episódio 5 – Primeira temporada

Estava em Salvador, aproveitando as férias dos meus pais, quando a Tia Carla me liga.
– Querida, chame sua mãe, a médica quer falar com ela.
Entreguei o telefone para minha mãe e apreensiva nem quis esperar no quarto. Já sabia que algo de ruim iria atrapalhar meus planos.

A pneumologista havia analisado meu último exame e eu estava com uma apneia moderada. Para quem não sabe apneia é a perda de ar enquanto estamos dormindo. Como não temos conciência em sono profundo é muito perigoso passar por uma cirurgia que envolva anestesia geral e não ter forças suficientes para sobreviver (eu e meu melodrama).

Por isso, ela sugeriu que eu voltasse imediatamente para Goiânia, dormisse novamente no hospital e fizesse um exame para saber qual a pressão que precisaria ter no meu aparelho de CPAP para eu deixar de roncar a noite e recuperar o ar com mais rapidez quando me faltasse.

Voltei, e quando peguei o exame em mãos, achei que tinha errado nas contas. Os números não me pareciam tão moderados assim. 18 apneias por hora, significava uma média de 1 a cada 3 minutos, sendo 25 segundos sem ar até que eu recuperasse e voltasse a dormir.
Isso quer dizer que em 6 horinhas de sono eu perdia o ar 138 vezes e quando acordava ainda estava cansada porque meu cérebro deixava de oxigenar.

Bem impressionante para quem, que antes de fazer qualquer exame, nem imaginava que podia ter qualquer doença, e agora já estava quase uma inválida, sem direito de descansar nem durante o sono. 

Voltei pro trabalho. Não queria mais perder o resto de saúde que eu tinha no hospital. E remarquei para o dia 6 de março. Isso se outro impencilho não cruzar meu caminho.

ImagemImagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s