Imersão na Baked Potato

Quando comecei a trabalhar na Sumô, nosso maior cliente era a Baked Potato. Sabia da dimensão da rede de fast food, que começou há 28 anos, com 4 amigas, em um quiosque do Shopping Morumbi. Mas eu não conhecia a fundo a produção e logística das 55 lojas próprias. 

Hoje, pude ver de perto, a cozinha que fica em Moema, o centro de distribuição de Osasco e uma das lojas do Shopping Morumbi. Apesar de muito bem estruturada e funcionando à todo vapor, estão de mudança para Barueri. Dois galpões de 3600 metros quadrados, sendo 2000 de cozinha e 1600 reservados para parte administrativa, em Alphaville.

Na cozinha, vimos as câmeras frias que vão de -10 graus a -22. Lá são armazenados os pãezinhos de batata e os camarões. Depois vimos os cozinheiros enrolando os nhoques recheados com queijo. Existe uma máquina para cortar a massa em um mesmo tamanho, mas o restante do trabalho é totalmente manual. Por isso, os pratos da Baked são tão saborosos. Aí fomos ver as panelas onde se fazem os molhos. E logo mais a frente, as batatas sendo cortadas e transformadas em purê. 

São mais de 7 mil batatas vendidas todos os dias. 127 em cada loja. É tudo feito na cozinha e a noite, 2 caminhões levam toda a produção do dia para o CD em Osasco. Uma máquina embala os produtos e atesta a validade de cada um.

Na loja, vimos como as batatas chegam. Em sacos com 10 unidades. A caixa vem com 50. As 4 funcionárias de cada loja são responsáveis por separar as batatas maiores para o almoço e as menores para o jantar. O almoço é quando as pessoas sentem mais fome. É essa a justificativa. Mas na verdade, o tamanho e o peso não se diferem muito. Em média, pesam 500 gramas. As batatas menores vão para os pratos de acompanhamento, que inclui arroz e um grelhado, portanto não importa o tamanho, sustenta mais.

São assadas 50 batatas a cada leva e demoram de 1h30 a 2h para ficarem prontas. Como não são cozidas anteriormente, como fazemos em casa, o forno começa com a temperatura de 250 graus. Passado meia hora, vai pra 200 graus. Depois de mais meia hora, 150 graus. E por fim, para 100 graus para manter a batata quentinha. Já os grelhados ficam prontos em 10 minutos em um forno especial em que a pedra é aquecida. O sabor mais vendido é o bacon com requeijão, o segundo mais mais é o de Strogonoff. E o público é 80% de mulheres.

No entanto, é bom calcular o público do dia. Porque assim que uma batata é assada, ela perde a crocância em 40 minutos. Também é um dos motivos do porquê a Baked não faz delivery. A qualidade dos seus produtos é o principal atributo da Baked.

Terminamos a imersão, sendo servidos na mesa pela própria chef, que trabalha lá há 12 anos. Isso só reflete a dedicação de todos funcionários e colaboradores que fazem da Baked uma empresa super familiar. Salada, pão de batata, batata recheada, mousse, suco, é só pedir.

Baked. Baked. Baked. Virei fã.

 

Imagem

ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s